Nódulos no pescoço

O que pode representar um nódulo no pescoço?

A identificação de um nódulo no pescoço, tanto a palpação quanto a inspeção, sempre traz a preocupação sobre sua natureza e gravidade!
Embora as piores possibilidades venham a mente, não se pode tirar qualquer conclusão sobre os nódulos sem que realize-se uma boa investigação com um especialista!

Diferentes hipóteses diagnósticas podem ser levantadas referentes ao tempo de surgimento e duração; velocidade de progressão do tamanho; sintomas associados ao nódulo (dor, vermelhidão, etc); sinais e sintomas de outras localizações (rouquidão, desconforto ao engolir, emagrecimento, febre, etc); faixa etária; exposição a fatores de risco específicos; entre outros.

Dentre as diversas possibilidades, temos em maior frequência o aumento do volume dos gânglios cervicais (tecnicamente chamado linfonodomegalia), onde possibilidades de reações inflamatórias/infecciosas ou reações a Tumores Malignos da região de Cabeça e Pescoço são as principais causas; e os Nódulos de Tireoide (os quais podem corresponder a tumores benignos ou malignos desta glândula).

Outras causas podem englobar mal formações congênitas, tumores vasculares, tumores de pele e subcutâneo (lipomas, cisto sebáceo) e tumores de glândulas salivares.

Está com dúvida sobre algum nódulo ou caroço no seu pescoço? Procure um cirurgião de Cabeça e Pescoço para uma precisa avaliação!

Por: Dr. Caio Caliseo

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.